O Orpheon Carlos Gomes: Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro

O Orpheon Carlos Gomes: Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro

by Carlos Alberto Figueiredo
O Orpheon Carlos Gomes: Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro

O Orpheon Carlos Gomes: Uma sociedade musical na belle époque do Rio de Janeiro

by Carlos Alberto Figueiredo

eBook

$3.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Orpheon Carlos Gomes foi uma sociedade musical e coral que funcionou em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, entre 1897 e 1900. A instituição realizava concertos em suas sedes e em espaços da cidade, apresentando músicos profissionais e amadores, além de seu coro, que foi dirigido por Alberto Nepomuceno e Barrozo Netto, entre outros. O repertório do coro era constituído por obras do século XIX a cappella, principalmente europeia, mas também participou de alguns concertos corais-sinfônicos com obras de vulto. Sua história é contada a partir dos periódicos da época, disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional, e da bibliografia existente sobre o Rio de Janeiro da primeira década da República, destacando aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e administrativos.


Product Details

ISBN-13: 9786587639727
Publisher: e-galáxia
Publication date: 12/10/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 350
File size: 7 MB
Language: Portuguese

About the Author

É Doutor em Música pela UNIRIO e fez estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da CAPES.

Foi professor na Graduação e Pós-graduação em Música da UNIRIO, tendo atuado também nos Programas de Pós-Graduação em Música da UFG e da UFSJ. Sua pesquisa tem sido voltada principalmente para a edição do repertório sacro brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Foi professor de Regência Coral dos Seminários de Música Pro-Arte do Rio de Janeiro durante 35 anos.

É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX e dos livros (e-books) Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais (2017); Responsórios do Sábado Santo, de David Perez – estudo e edição crítica; (2017); Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações (2020).

Fez seus estudos de Regência Coral na Holanda, Alemanha e França. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte desde 1976, e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla, México. Foi regente preparador e Diretor-Artístico da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro.

Sua produção artística inclui gravações de vários CDs com o Coro de Câmera Pro-Arte e com o Coro da OSESP, com destaque principalmente para a obra de José Maurício Nunes Garcia.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews