Thánathos: da Possibilidade de um Conceito de Morte a partir do Lógos Heraclítico

Thánathos: da Possibilidade de um Conceito de Morte a partir do Lógos Heraclítico

by Alexandre Costa
Thánathos: da Possibilidade de um Conceito de Morte a partir do Lógos Heraclítico

Thánathos: da Possibilidade de um Conceito de Morte a partir do Lógos Heraclítico

by Alexandre Costa

eBookdigital (digital)

$3.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Entender thánatos passa por uma compreensão prévia do lógos, ou seja, uma interpretação acerca de thánatos só pode surgir a partir do lógos heraclítico. Impõe-se, portanto, a necessidade de se ocupar primeiramente com o lógos: a necessidade de tratar do lógos para poder abordar thánatos. Por causa disso, a primeira parte deste trabalho será totalmente dedicada à questão do lógos, procurando observar e perscrutar sua natureza essencial e o comportamento que assume ao longo dos fragmentos. A segunda parte sobre a constatação de que tempo e fogo, constituintes essenciais do kósmos e elementos correspondentes ao lógos, carregam em si a vontade da corrupção, apontando um primeiro sentido para a compreensão de thánatos.

Product Details

ISBN-13: 9786588738153
Publisher: Odysseus Editora
Publication date: 07/16/2024
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 100
File size: 1 MB
Age Range: 16 Years
Language: Greek, Ancient (to 1453)

About the Author

Alexandre Costa, nascido em 1972, é doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück, Alemanha, e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Procura unir suas atividades acadêmicas, de caráter histórico-filosófico, com o exercício da crítica e também da criação nas áreas de cinema e teatro. Além deste, publicou cinco livros, em que sobressai sua concentração nas áreas de filosofia, literatura e teatro da Antiguidade Clássica, bem como a produção teórica e artística que explora a relação dessa Antiguidade com o mundo contemporâneo. Resulta da natureza desse trabalho desde peças teatrais – como a Oréstia, de Ésquilo, dirigida por Malu Galli e Bel Garcia (2012), em que participa da dramaturgia e assina a tradução do texto grego; e Labirinto (2015), obra original onde recria o mito do Minotauro, sob direção de Daniela Amorim, ambas também publicadas em forma de livro (Giostri Editora, 2013; 2017) ; crítica de cinema e análise fílmica, como no livro e audiobook A História da Filosofia em 40 Filmes (Nau Editora, 2013); até a produção mais propriamente acadêmica por meio de publicação de livros, ensaios, artigos, críticas e traduções.

Table of Contents

INTRODUÇÃO I - Do Lógos 1 - Da natureza do Lógos 2 - Do modo ou comportamento fundamental do Lógos 3 - Do comportamento kósmico do Lógos II - CONJUGAÇÃO DE VIDA E MORTE: THÁNATOS E ZOÉ 1 - Morte e finalidade 2 - Morte e transição 3 - Morte, negação e alteridade 4 - Breve apreciação conclusiva à segunda parte – morte e limite III CONJUGAÇÃO DE VIDA E MORTE: THÁNATOS E BÍOS 1 - Diferenciação de bíos e zoé – a morte do homem e seus dois aspectos 2 - Retorno à relação homem-Lógos 3 - Tensão homología-resistência: vida e morte como acordo e desacordo com o Lógos 4 - A morte enquanto resistência e não-homología: a multidão de mortos e adormecidos 5- A vida na homología: o exemplo do filósofo 6 - Morte como desacordo com o Lógos enquanto possibilidade de fundamentação éthica EPÍLOGO BIBLIOGRAFIA 1. Fontes Primárias 2. Demais Fontes Primárias 3. Literatura Secundária
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews