Atividades de design como capital cultural: novas tendências nos países latino-americanos

Atividades de design como capital cultural: novas tendências nos países latino-americanos

by Miwako Suzuki
Atividades de design como capital cultural: novas tendências nos países latino-americanos

Atividades de design como capital cultural: novas tendências nos países latino-americanos

by Miwako Suzuki

eBook

FREE

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Este livro aborda as práticas do design na América Latina, partindo de exemplos no Brasil, Costa Rica e Argentina. No Brasil, na cidade de São Paulo, a designer Silvia Sasaoka criou a Straat onde desenvolve projetos de artesanato juntamente com os artesãos de regiões rurais e periferias urbanas. Na Costa Rica, a designer industrial Lucrecia Loría criou uma marca de sandálias na qual ela mesma desenha e produz em uma pequena fábrica da vila com aproximadamente dez funcionários. Na Argentina, Beatriz Galán, professora de design industrial na Universidade de Buenos Aires criou uma rede chamada RED (rede). E Luciano Cassisi, designer gráfico e administrador da FORO ALFA aproveitou-se da web 2.0 e criou uma plataforma de troca de ideias relacionadas ao design.

Product Details

ISBN-13: 9786555060577
Publisher: Editora Blucher
Publication date: 09/18/2020
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 260
File size: 2 MB
Language: Portuguese

About the Author

A profa. Miwako Suzuki (Osaka City University Graduate School) veio ao brasil estudar o modo pelo qual a atividade do design pode promover o desenvolvimento sustentável. Segundo ela, o design brasileiro se pauta não somente no seu aspecto econômico, mas também em sua cultura, sociedade e aspectos ambientais. ela acredita que o design pode contribuir em diversas dimensões para com a sustentabilidade global, principalmente através de sua vertente criativa, e seu trabalho se procura mostrar a parcela de influência e de poder de decisão do design no campo da sustentabilidade.

Table of Contents

Introdução Capítulo 1 – O pensar da América Latina e o novo arcabouço 1.1 Retornar ao ponto de vista de William Morris 1.2 Para o arcabouço de uma teoria interdisciplinar 1.3 O design como capital cultural 1.4 Por que a América Latina? Capítulo 2 - Brasil: A união do design com o artesanato 2.1 Um país com potencial e dificuldades 2.2 O florescimento do mundo do design 2.3 O que a ativação do artesanato proporciona 2.4 Políticas de promoção relacionadas à artesanização do artesanato 2.5 As possibilidades do design com a artesanização 2.6 As políticas para o design baseadas na regionalidade e na diversidade Capítulo 3 - Costa Rica: os designers empreendedores 3.1 O desenvolvimento e a diversificação exigida pela indústria nacional 3.2 A diferença entre a procura e a oferta dos designers 3.3 Os designers que empreendem no mundo da moda 3.4 O significado da atividade do design associada ao empreendimento 3.5 O motivo de ser a área da moda 3.6 O potencial da atividade do design gerada pelo empreendimento 3.7 Pensar a abordagem, do campo de atuação ao planejamento político Capítulo 4 - Argentina: usufruindo as redes sociais 4.1 Pensar o arcabouço do capital social e do capital cultural 4.2 Da crise financeira para a promoção das indústrias criativas 4.3 A contribuição das áreas do design que se fortalecem 4.4 O progresso do Networking 4.5 As redes mudarão a atividade do design 4.6 A utilização democrática do capital cultural 4.7 Os quatro pontos de vista para pensar a política 4.8 A cidade criativa e a democratização da atividade do design Capítulo 5 - O modelo de mudança para uma sociedade sustentável 5.1 Criando uma estrutura de circulação sustentável a partir da atividade do design 5.2 Pela individualização e democratização da política de design Conclusão Posfácio Aditamento para publicação da versão em português Créditos
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews