A estrada autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna

A estrada autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna

by Luiz Gasparelli Junior
A estrada autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna

A estrada autoficcional de Narciso: de Maria Antonieta a Madonna

by Luiz Gasparelli Junior

eBook

$3.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

O olhar que se apaixona pelo próprio olhar; um reflexo, um duplo, uma imagem que simula a criação de um ser. O personagem Narciso, da mitologia grega, é a estrada poética em que caminhamos. Partindo de personalidades como Maria Antonieta, Roland Barthes, Alexandre Herchcovitch, Madonna e Oscar Wilde, que transitaram (e ainda transitam) no limítrofe das linguagens da arte e do corpo, este livro discute questões relativas ao processo de autoficção, a partir de teorias da semiologia, da filosofia e da performance. O corpo, aqui, é entendido como instrumento performático, que gera caminhos para pontuar como o artista, seja em seu trabalho, seja em suas interações com o mundo, produz máscaras de si mesmo, através de personas que atuam em busca de uma autenticidade artificializada. Através da semiologia barthesiana, que constrói o conceito de biografema como um elemento que amalgama o biográfico e o artístico, trataremos da questão nevrálgica não apenas da arte, mas também da identidade: a construção de um "eu biografemático" que se insere tanto na construção da identidade, quanto no corpo do sujeito e faz dele morada, tornando-se uma autoficção. Desde o século XVIII até hoje, esgueiramo-nos nos limites do real e do imaginário, em busca de alguma autenticidade. Esse processo autoficcional não acontece apenas na esfera artística, mas no cotidiano, em conformidade com o mundo em que vivemos: somos seres múltiplos, capazes das mais diversas atuações, a fim de vivermos e nos adaptarmos uns aos outros. E dessas adaptações, de nossas performances, as questões autoficcionais: O que é ser autêntico? Como simulamos quem somos? Narciso e seu reflexo podem nos responder...Bem-vindos à literatura-espelho de Luiz Guaracy.

Product Details

ISBN-13: 9788554150471
Publisher: Editora Cajuína
Publication date: 03/01/2019
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 166
File size: 8 MB
Language: Portuguese

About the Author

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Mestre em Ciência da Arte (UFF), possui graduação em Letras Clássicas (2015). Atualmente é professor da Faculdade Professor Miguel Angelo da Silva Santos (FeMASS). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiologia, Teorias da Literatura, Artes, Era Vitoriana, Cinema, Performance, Autoficção e Mídias.

Table of Contents

Catalogação Agradecimentos Dedicatória Epígrafe Apresentação Ser, não ser: performances no ato de existir - arte, ficção e realidade Introdução 1 Autoficção: velhos caminhos, novos horizontes A imagem, o corpo, a simulação e a fragmentação da realidade Roland Barthes, o farsante, e os retalhos de Alexandre Herchcovitch 2 As fricções da autoficção com a performance Marie Antoinette dançando Vogue: o universo camp e a performance biografemática Madonna e a antropofagia pop 3 Oscar Wilde, a performance autoficcional por excelência Oscar Wilde e o retrato do decadentismo autoficcional Wild, Wilde, Wilder: performance, biografema e autoficção como meios de autopromoção Palavras finais: [in]conclusões autoficcionais Obras citadas Filmografia Discografia Notas
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews