Borges após Auschwitz: O impacto de genocídios modernos na contística borgiana

Borges após Auschwitz: O impacto de genocídios modernos na contística borgiana

by Arturo Gouveia
Borges após Auschwitz: O impacto de genocídios modernos na contística borgiana

Borges após Auschwitz: O impacto de genocídios modernos na contística borgiana

by Arturo Gouveia

eBook

$7.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Este livro é fruto de uma pesquisa minuciosa sobre um dos escritores mais consagrados do século vinte: Jorge Luis Borges. Trata-se da análise de três contos borgianos: "La escritura del Dios", "El milagro secreto" e "Deutsches Requiem". Com base na tese de Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, da situação da literatura "após Auschwitz", o autor identifica, nos três contos de Borges elencados para análise, dois extremos da civilização ocidental inseparáveis da produção sistemática de barbárie. O primeiro momento é o da expansão colonial europeia, com um saldo de milhões de mortos na fundação do Novo Mundo. "La escritura del Dios" dá voz a um sacerdote pré-colombiano que registra a crueldade dos espanhóis no México, no século XVI. O outro momento enfocado é a expansão nazista no século XX: "El milagro secreto" e "Deutsches Requiem" são contos que registram, cada um com sua singularidade estética, uma das experiências mais devastadoras da modernidade. O presente livro, pois, privilegiando a análise imanente dos textos literários, apresenta uma proposta de leitura desses contos, identificando uma das tendências mais representativas da arte de Borges.

Product Details

ISBN-13: 9788554150341
Publisher: Editora Cajuína
Publication date: 11/24/2018
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 262
File size: 1 MB
Language: Portuguese

About the Author

Arturo Gouveia é professor titular de literatura e teoria literária da Universidade Federal da Paraíba. Doutor pela Universidade de São Paulo desde 1998, estuda a relação entre literatura e contexto histórico-social. De sua produção acadêmica destacam-se algumas obras: Escritos adornianos (2010), Os riscos do efêmero (2016) e Magna imoralia (2013).

Table of Contents

Catalogação Epígrafe Lista de abreviaturas Introdução I A fundamentação teórica 1 A problemática do "Após Auschwitz": o novo imperativo categórico 1.1 Considerações preliminares 1.2 A relevância das afirmações 1.3 Os riscos de prescrição normativa 1.4 Da educação à negatividade 1.4.1. Auschwitz na pedagogia e no riso 1.4.2. Dialética negativa: seleção de alguns apontamentos 2 A explicitação do método de análise 2.1 O princípio da imanência textual: Aristóteles e o século vinte 2.2 Aristóteles e Adorno: consonâncias e dissonâncias II A análise crítica de "La escritura del Dios" 1 Considerações preliminares 2 A mentalidade asteca: o perfil histórico do protagonista 3 O tempo interno da narrativa 4 A visão mítica da linguagem Notas Referências
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews