Em busca da África: Pretitude e modernidade

Em busca da África: Pretitude e modernidade

Em busca da África: Pretitude e modernidade

Em busca da África: Pretitude e modernidade

eBook

$6.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Uma análise original e aguda da África contemporânea, na voz de um de seus mais renomados intelectuais.

São fortes os laços que unem o Brasil e a África — estão na música, nas artes, na religiosidade, na arquitetura, em nosso gestual, em nossa fala etc. Paradoxalmente, porém, a África ainda nos é uma ilustre desconhecida. A consequência disso é grave: não entendemos bem a nós mesmos e, por extensão, o mundo e a própria modernidade. Em busca da África transpõe generalizações e clichês sobre o continente e nos apresenta uma África profunda e complexa, que se constitui em diálogo franco e constante com o pensamento de intelectuais como Frantz Fanon, Malcom X, James Baldwin, Richard Wright, Spike Lee e Édouard Glissant.

Em prosa elegante e fluida, que combina o tom intimista da memória e a descontração do relato de viagem, Manthia Diawara perpassa a política local e a geopolítica mundial, a literatura, a música, o cinema e as artes plásticas, de modo a compor um retrato multifacetado, que entrelaça dilemas centrais da África contemporânea com eventos fundantes da história do século XX. O resultado é um reposicionamento radical da África — e da diáspora africana — no mundo moderno.


Product Details

ISBN-13: 9786557824788
Publisher: Zahar
Publication date: 02/22/2022
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 416
File size: 3 MB
Language: Portuguese

About the Author

MANTHIA DIAWARA nasceu em Bamako, no Mali, em 1953. É crítico de arte, cineasta e professor de estudos africanos e literatura comparada da Universidade de Nova York. Escreveu, entre outros livros, We Won't Budge: An African Exile in the World (2003) e African Film: New Forms of Aesthetics and Politics (2010), ambos ainda sem tradução no Brasil, e dirigiu três filmes: Rouch in Reverse (1995), Maison Tropicale (2008) e Édouard Glissant: One World in Relation (2010). Participou da 34ª Bienal de São Paulo.

From the B&N Reads Blog

Customer Reviews