Formas comuns: animalidade, literatura e biopolítica

Formas comuns: animalidade, literatura e biopolítica

Formas comuns: animalidade, literatura e biopolítica

Formas comuns: animalidade, literatura e biopolítica

eBook

$4.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Entrecríticas é um espaço teórico para se pensar a literatura em suas conexões com outras práticas artísticas, reflexões críticas e objetos culturais contemporâneos. É isto que cada um dos ensaios desta coleção de autores latino-americanos persegue, a partir de diferentes perspectivas: abordar a literatura não como um campo fechado em si mesmo, e sim como um movimento em direção a tudo o que a estimula e a transforma.
Paloma Vidal

Em Formas comuns, novo livro da coleção Entrecríticas, o argentino Gabriel Giorgi, professor na Universidade de Nova York, analisa a figuração animal na cultura através da biopolítica, o campo conceitual no qual os limites entre "bios" – o natural, o biológico e o genético – e cultura se redefinem, a partir da literatura produzida na América Latina desde os anos 1960, de Guimarães Rosa a Manuel Puig, de Clarice Lispector a Julio Cortázar, entre outros. Tomando o lugar do animal na ficção como paradigma, o autor conduz uma reflexão aprofundada sobre as demarcações políticas (leia-se, raciais, sociais e de gênero) que envolvem a questão das "vidas por proteger e vidas por abandonar".


Product Details

ISBN-13: 9788581226415
Publisher: Rocco Digital
Publication date: 03/01/2016
Series: Entrecríticas
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 240
File size: 558 KB
Language: Portuguese

About the Author

Gabriel Giorgi estudou na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e na New York University, onde atua como professor e pesquisador nas áreas de literaturas argentina e latino-americana, teoria queer e biopolítica. Além de artigos publicados em jornais e revistas da Argentina, dos Estados Unidos, Espanha e Brasil, é autor de Sueños de extermínio. Homosexualidad y representación en la literatura argentina (Rosario: Beatriz Viterbo, 2004) e coeditor de Excesos de vida. Ensayos sobre biopolítica (Buenos Aires: Paidós, 2007).
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews