Negros em Guaianases: cultura e memória

Negros em Guaianases: cultura e memória

by Sheila Alice Gomes da Silva
Negros em Guaianases: cultura e memória

Negros em Guaianases: cultura e memória

by Sheila Alice Gomes da Silva

eBook

$5.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP, com o apoio da Educ – Editora da PUC-SP, apresenta Negros em Guaianases: cultura e memória, de Sheila Alice Gomes da Silva, pesquisa de mestrado concluída em 2016, no programa de estudos pós-graduados de História da PUC-SP, sob a orientação do professor Amailton Azevedo. É uma obra relevante e de interesse para a comunidade acadêmica, em especial para os estudos históricos que dão visibilidade à população negra na construção da sociedade brasileira, e, mais ainda, para os estudos urbanos, pois trata da presença negra em um território importante da cidade, Guaianases, na zona Leste de São Paulo, no período 1930-1960. Entre outras características, esta obra poderá também encorajar outros estudos a ampliarem o conhecimento da construção de nossas cidades. Desde sua participação na construção do Cecafro – Centro de Estudos Africanos e da Diáspora da PUC-SP até o início do seu doutoramento, Sheila construiu uma trajetória acadêmica consistente e de grande potencial, interrompida pelo seu falecimento precoce e inesperado. Esta publicação, sendo assim, enaltece sua memória e traz a homenagem da PUC-SP a esta jovem pesquisadora.

Product Details

ISBN-13: 9788528306347
Publisher: EDUC - Editora da PUC-SP
Publication date: 12/17/2021
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 192
File size: 6 MB
Language: Portuguese

About the Author

Sheila atuou como formadora, no Senac, nos programas de formação e aprendizagem de jovens para o mundo do trabalho e, como pesquisadora, no programa de estágio doutoral na University of Florida. Ex-doutoranda em História pela PUC-SP e mestre em História Social, lato sensu em Docência do Ensino Superior, também pela PUC-SP; licenciada em Sociologia; licenciada em História, bacharel em Administração de Empresas. Foi parecerista da Revista Epígrafe (História – USP) e pesquisadora voluntária no Samuel Proctor Oral History Program in the University of Florida – collection: African Immigrants in Brazil (código AFBR). Trabalhou como coordenadora de pesquisa na Fundação Paulistana de Educação, tecnologia e cultura; como professora de História no Colégio Pro Saber Bio; professora de História e Sociologia no Colégio Betel Brasileiro; professora orientadora de TCC e tutora da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Promoção da Igualdade Racial, no programa de Pós-Graduação - lato sensu; professora na Universidade Camilo Castelo Branco; educadora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Teve experiência e desenvolveu pesquisas nas áreas de Educação, História da África e do Negro no Brasil, Diversidade, Educação Étnicoracial (Lei 10.639/2003) e formação docente. Foi pesquisadora associada ao Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (Cecafro) e ao Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), ambos vinculados à PUC-SP.

Table of Contents

INTRODUÇÃO SÃO PAULO: ENEGRECIMENTOS NECESSÁRIOS Dinâmicas cafeeiras na urbe paulistana Resistência à higienização: a necessidade de se manter existente e se propagar Cidade partida em dicotomias raciais: Territórios brancos – Territórios negros Mantendo longe quem não se quer ver: a periferia urbana de São Paulo ENTRE A AUSÊNCIA E A PRESENÇA NEGRA EM GUAIANASES Indícios presentes nos registros de nascimento 1930 – Os registros de nascimento e a cor num bairro ainda rural 1935 – Nacionalidade e cor 1940 – Cor, profissões e expectativas 1945 – Cor, migrações e ofícios 1950 – Profissões e os valores exigidos pelo Registro 1955 – Profissões e migrações 1960 – Cor, profissões e as taxas para o registro Compilação de dados RASTROS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: UM GUAIANASES NEGRO Rastros negros no bairro Memórias presentes em histórias negras Entrevistas CONSIDERAÇÕES FINAIS
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews