O Cortiço (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

O Cortiço (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

O Cortiço (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

O Cortiço (Coleção Biblioteca Luso-Brasileira)

eBook

$3.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Publicado em 1890, O Cortiço põe olhos sobre os marginalizados: lavadeiras, trabalhadores braçais, malandros e viúvas pobres.

Esses tipos são guiados pelos instintos, vícios e sexo, determinados pelo meio miserável em que vivem.

O olhar darwinista de Aluísio Azevedo posicionou o romance como a expressão máxima do Naturalismo na literatura brasileira.

No Rio de Janeiro do século XIX, o ambicioso português João Romão põe em prática seu plano de riqueza.

Com trabalho duro, avareza e desonestidade, levanta um conjunto de 95 casinhas; o maior cortiço da região.

A vida não tarda a brotar desse chão, fervilhante. Um organismo autônomo formado por aquela gente amontoada em cubículos, em busca da sobrevivência. 

O Cortiço é um retrato das mazelas sociais que atingiam a capital do Império, sob a visão cientificista de um escritor que levou ao extremo a estética realista da época.

Uma obra que continua atual, tanto em sua temática quanto em sua linguagem.


Product Details

ISBN-13: 9786587034140
Publisher: Via Leitura
Publication date: 05/28/2020
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 224
File size: 1 MB
Age Range: 3 Months
Language: Portuguese

About the Author

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Aos 19 anos de idade, foi para o Rio de Janeiro. Valendo-se de seu talento como desenhista e de seu espírito crítico, trabalhou como caricaturista em jornais políticos e humorísticos. Abolicionista convicto, lutou contra as injustiças sociais, o obscurantismo do clero e a estrutura repressiva da sociedade. Em 1881 publicou o romance O Mulato, obra que introduziu o Naturalismo no Brasil. Escreveu romances, contos, operetas e peças de teatro. Seus escritos oscilam entre o romantismo de tons melodramáticos, de cunho comercial para o grande público, e o Naturalismo, em obras mais elaboradas, deixando a marca de precursor do movimento. Faleceu em 1913, em Buenos Aires, aos 56 anos. 
Erika Horigoshi é mestre pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisa sobre Wenceslau de Moraes e suas relações com a cultura japonesa por meio da literatura. Especializada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e bacharel em Jornalismo pela mesma instituição. Editora e revisora de textos.
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews