Psicanálise e direito: subversões do sujeito no campo jurídico

Psicanálise e direito: subversões do sujeito no campo jurídico

by Eduardo Ponte Brandão (Editor)
Psicanálise e direito: subversões do sujeito no campo jurídico

Psicanálise e direito: subversões do sujeito no campo jurídico

by Eduardo Ponte Brandão (Editor)

eBook

$7.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

A interlocução entre psicanálise e direito é bem mais rica e complexa do que se imagina quando colocamos em foco os discursos e as práticas de encontro entre ambos os domínios. Muito mais do que uma sobreposição simples, tais campos de saber se desafiam numa tensão permanente que denuncia alguns hiatos intransponíveis. O que não torna a interlocução inviável, ao contrário, só a torna mais interessante e produtiva. Nesse (des)encontro entre psicanálise e direito, esperamos que alguns conceitos fundamentais da psicanálise sejam exportados para a área jurídica e promovam questionamentos capazes de revirar noções estabelecidas sobre sujeito, razão, verdade, bem e mal que frequentemente pautam decisões judiciais e até mesmo certas legislações. Ao promover tal subversão a partir da psicanálise, ingressamos numa dimensão ética na qual incluímos o desejo e, por consequência, a falta, na motivação legitima do agir. Os artigos que compõem esta coletânea seguem essa marca de caráter eminentemente ético. Passando por temas intrincados, da proteção da infância ao adolescente em conflito com as leis, das perícias em Varas de Família e de Violência doméstica ao paciente judiciário, do abuso e da violência sexual à alienação parental, da homofobia a temas ainda mais amplos, como o estado de exceção e os discursos de ódio, os autores subvertem conceitos e perspectivas assentadas no campo do direitos e promovem novos sentidos que, em última instância, visam modificar o laço social de tal maneira que dê suporte ao sujeito em sua radical singularidade.

Product Details

ISBN-13: 9788581280752
Publisher: Nau Editora
Publication date: 01/21/2020
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 284
File size: 5 MB
Age Range: 18 Years
Language: Portuguese

About the Author

EDUARDO PONTE BRANDÃO é psicanalista, psicólogo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Coordenador e professor do curso de especialização em Psicologia Jurídica da AVM/UCAM. Professor do módulo de psicologia jurídica da Escola de Magistratura do Estado do RJ. Professor do Curso de especialização de psicanálise com crianças do ISEP (Instituto São Zacharias de Ensino e Pesquisa) – SEPAI (Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância e à Família) e do Curso de especialização em Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas. Professor convidado, proferindo duas aulas intituladas "Litígios Familiares, alienação parental e abuso" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio Doutoral junto à Université Paris –Diderot sob orientação do prof. Alain Vanier (2007). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC– RJ. Pós-doutorado em andamento em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), sob supervisão do prof. Antônio Quinet. Coorganizador do livro "Psicologia Jurídica no Brasil" (Nau editora, 3ª edição). Autor do livro "Nem Édipo, nem Barbárie; genealogia dos laços entre Aliança e Sexualidade", (ed. Juruá, 2ª edição). Organizador do livro "Atualidades em Psicologia Jurídica" (Nau editora).

Table of Contents

7 - PREFÁCIO - Eduardo Ponte Brandão 11 - A HOMOFOBIA: SOCIAL E SUBJETIVA - Antônio Quinet 31 - A CRIANÇA "ALI-É-NADA": SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL, ABUSO SEXUAL E O GOZO FEMININO - Eduardo Ponte Brandão 59 - O TRABALHO DO PSICÓLOGO E A VERDADE NA FAMÍLIA: PONDERAÇÕES A PARTIR DA PSICANÁLISE - Hélio Cardoso Miranda Jr. 95 - A ESCUTA ANALÍTICA ONDE NÃO HÁ DEMANDA DE ANÁLISE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO SIMBOLIZANTE DO PROCESSO JUDICIAL- Cláudia Suannes 105 - PROTEÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: CONCILIAR OS DIREITOS DOS FILHOS COM OS DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS PAIS - Marlene Iucksch 127 - DA NATUREZA (DA VERDADE) JURÍDICO-DISCURSIVA ACERCA DO ESTATUTO DO "MENOR" - Andréa Máris Campos Guerra Lorena Vianna de Oliveira 161 - POR UMA ÉTICA DA PÓLIS: PSICANÁLISE E POLÍTICA - Lucia Maria de Freitas Perez, Marlise Eugenie D´Icarahy, Rita Maria Manso de Barros, Andréa Martello 177 - A PSICANÁLISE É DE BENEFÍCIO NUMA ORDEM DURA - Fernanda Otoni Brisset 189 - A (IN) VERDADE DA IGUALDADE DA JUSTIÇA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A FANTASIA COMO ESTRUTURA DA ALIENAÇÃO IDEOLÓGICA - Raul Albino Pacheco Filho 227 - DIREITO DE NÃO SER VIOLADO NÃO É DEVER: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS A PROPÓSITO DE LOLITAS E DIREITO - Maíra Marchi Gomes, Alexandre Morais da Rosa 247 - ABUSO SEXUAL: O DIREITO E O AVESSO - Luciana Piza
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews