Vertigem: Políticas da Subjetividade Contemporânea

Vertigem: Políticas da Subjetividade Contemporânea

Vertigem: Políticas da Subjetividade Contemporânea

Vertigem: Políticas da Subjetividade Contemporânea

eBook2016 (2016)

$11.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

DO PRÓLOGO Um trapezista se dá conta, subitamente, de que sua vida está por um triz: "Viver assim, com uma só barra entre as mãos... É vida, isto?". A existência de repente lhe parece estreita demais, pobre demais, frágil demais. Passa a exigir dois trapézios em vez de um, e promete "nunca mais e em circunstância nenhuma" voltar a apresentar-se como antigamente, pendendo de uma única barra. O trapezista de Kafka, em sua exclamação apavorada, expressa o que as acrobacias do mundo contemporâneo tentam dissimular a todo custo: a percepção vertiginosa de que estamos por um fio, a descoberta penosa de ver-se reduzido a quase nada, a suspeita crescente de que esse pouco talvez não baste para prosseguir. Ao lado da certeza esvaída, a vida depauperada, o abismo escancarado, a quebra irremissível no fio do tempo e no contorno da alma. Se alguns dos textos que seguem podem ser colocados sob o signo desse sobressalto, o foco principal da maioria deles está em outra parte. Pois se é certo que parecemos desarmados diante dos múltiplos sentidos que o desgosto primeiro do trapezista continua a suscitar (o conto de Kafka chama-se "A primeira dor"), é preciso ir além do susto e de seus efeitos de superfície para sondar os gestos de reinvenção da vida que ele esboça. Não há como fazê-lo, no contexto contemporâneo, sem antenar para a miríade de riscos, ofertas e urgências na qual nos lança, na sua oscilação sincopada, a barra do presente. (continua)

Product Details

ISBN-13: 9788573215212
Publisher: Iluminuras
Publication date: 08/22/2016
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 256
File size: 755 KB
Language: Portuguese

About the Author

Peter Pál Pelbart é filósofo e ensaísta. Publicou, entre outros, Da clausura do fora ao fora da clausura e Vida Capital, pela Iluminuras. Traduziu obras de Deleuze, leciona no Departamento de Filosofia, no de Pós de Psicologia Clínica da PUC-SP e coordena a Cia. Teatral Ueinzz.

Table of Contents

Sumário A vertigem por um fio PRÓLOGO Parte SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA Eu(reka)! Parte II POLÍTICAS DE SUBJETIVIDADE Direitos humanos e cyber-zumbis Da claustrofobia contemporânea Cidade, lugar do possível Parte III CRÍTICA E CLÍNICA Literatura e loucura A gorda saúde dominante Solidão de bartleby Parte IV A LOUCURA EM CENA Deserto vermelho Ueinzz – viagem a Babel Parte V TEMPO E LOUCURA O TEMPO SE QUEBRA Tempo e psicanálise Da psicose Subjetividade esquizo Parte VI VARIAÇÕES TEÓRICAS Imagens de tempo em Deleuze Rizoma temporal Tempo pós-moderno O anjo da morte Parte VII A GUERRA E O TEMPO Lembrar de esquecer Lampe! A vergonha e o intolerável REFERÊNCIA DOS TEXTOS
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews