Videogames e arte: Discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis

Videogames e arte: Discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis

Videogames e arte: Discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis

Videogames e arte: Discussões sobre paradigmas e complexidades possíveis

eBook

$3.99 

Available on Compatible NOOK devices, the free NOOK App and in My Digital Library.
WANT A NOOK?  Explore Now

Related collections and offers

LEND ME® See Details

Overview

Com mais de 10 mil inscritos em 58 países, fruto de uma parceria entre a plataforma de ensino Coursera e a Unicamp, o curso A complexidade sensível: um paralelo entre videogames e arte, deu origem a este trabalho. Escrita pela professora e doutora em Artes Visuais, Julia Stateri, com prefácio do professor doutor Edson Pfützenreuter, a obra tem como objetivo relacionar as decisões criativas tomadas pelos desenvolvedores de videogames ao processo de criação conceitual que se apresenta precedido por um método. Com isto, pretende-se provar que os videogames são meios capazes de tornar mais estreita a relação entre o público geral e a arte. Para tal, serão contextualizados alguns dos conceitos relativos à própria arte, aos videogames e à complexidade.

Product Details

ISBN-13: 9788594074003
Publisher: Oficina Lúdica
Publication date: 08/11/2017
Sold by: Bookwire
Format: eBook
Pages: 93
File size: 859 KB
Language: Portuguese

About the Author

Julia Stateri é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Design Gráfico pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac de São Paulo. É coordenadora dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e em Design Gráfico do Senac de Campinas. Fundadora da produtora cultural Oficina Lúdica, dedica-se à realização de projetos lúdico-culturais por iniciativa privada ou leis de incentivo. No início de 2016, junto do Prof. Dr. Edson do Prado Pfützenreuter e com o apoio do Instituto de Artes da Unicamp, lançou o MOOC (Massive Open Online Course) "A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte" pela plataforma internacional Coursera, conveniada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) desde maio de 2015. Este desenvolvimento contou também com o apoio da Reitoria e com o suporte da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

Table of Contents

PREFÁCIO - pelo Prof. Dr. Edson Pfützenreuter I. INTRODUÇÃO II. O PAPEL DO JOGO NA FORMAÇÃO DA CULTURA III. DO ENTENDIMENTO DA ARTE E DA ATUALIZAÇÃO DOS SEUS PARADIGMAS IV. PARADIGMAS DA ARTE 1. O paradigma da funcionalidade 2. O paradigma da arte para poucos 3. O paradigma da exibição V. PARADIGMAS DOS VIDEOGAMES 1. O paradigma da diversão 2. O paradigma do sucesso 3. O paradigma da originalidade VI. O VIDEOGAME ENQUANTO MEIO ARTÍSTICO VII. O VIDEOGAME COMO PRODUTO PAUTADO PELA COMPLEXIDADE VIII. COMPLEXIDADE IX. EMERGÊNCIA X. VIDEOGAMES E AS COMPLEXIDADES POSSÍVEIS - MDA FRAMEWORK 1. A complexidade pela Estética 2. A complexidade pela Dinâmica 3. A complexidade pela Mecânica XI. CONCLUSÃO XII. REFERÊNCIAS
From the B&N Reads Blog

Customer Reviews